sábado, 13 de agosto de 2016

SINFONIA DA MATA, VITÓRIA - ES: 49 ANOS




 Grupo Capixaba de Seresta – SINFONIA DA MATA
 A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

Gláucio, Edilene e Paulinho

Gláucio, Theodiano, Maria do Carmo, Edilene, Paulo Pereira.
Dia 17/12/2016 no Clube Álvares Cabral.
Vitória, Espírito Santo.

 

SINFONIA DA MATA - Grupo Capixaba de Seresta, 49 anos                                  
por Theodiano Bastos  

Não conheço, nos 60 anos de atuação em movimentos associativos, nenhum exemplo de movimento associativo, sem fins lucrativos, que tenha sobrevivido tanto tempo como o SINFONIA DA MATA – Grupo Capixaba de Seresta. Comemoram em 2019 d9 anos de existência

Em 16/12/17 revejo os amigos Paulinho, Edilene e Cláucio, entre outros, atuando com o mesmo entusiasmos no Clube de Natação e Regata ÁLVARES CABRAL em Vitória. Seis músicos profissionais da melhor qualidade acompanham os cantores avulsos do Sinfonia, dos quais destaco Morgana com sua voz treinada e linda e o Permínio, dentre outro. 

Este texto está no blog O PERISCÓPIO: theodianobastos.blogspot.com.br

Com sede em Vitória, o Grupo Capixaba de Seresta – SINFONIA DA MATA atua há 48 anos (fundado em 28/09/1970) pelos irmãos Paulinho e Euvécio Pereira, apresentando-se todo sábado com seresta dançante, para estreitar o companheirismo e proporcionar lazer aos seresteiros e suas famílias.
O Sinfonia da Mata faz o maior sucesso por onde anda. Já atuou nas principais cidades do Espírito Santo, em Minas Gerais: Belo Horizonte, Betim, Carangola, Contagem, Governador Valadares, Itaúna, Juiz de Fora, Manhuaçu e Mutum, em Porto Seguro e Caldas do Jorro, na Bahia e em alguns bairros do Rio de Janeiro. No primeiro sábado de cada mês toca seresta dançante no Álvares Cabral (primeiro e terceiros sábados do mês), Ítalo, Clube 106 e outros na Grande Vitória.

O Grupo de seresteiros amadores tem sete músicos do regional que recebem alguma ajuda de custo e 25 cantores, (15 homens e 10 mulheres) que atuam apenas por prazer, entre eles professor-doutor da UFES, promotor de justiça etc. sem nada receberem, às vezes metendo a mão no bolso para cobrir os déficits.
Todos dançam e se divertem com a excelente qualidade do grupo, com músicas da MPB, do Caribe, Portugal, Estados Unidos, México, França, Itália e Argentina, com ênfase aos chorinhos, boleros, fox, samba-canção, sambas, mambos, baião etc.

Com uma regularidade impressionante, esse grupo atua há 34 anos e é admiravelmente coordenado por Paulinho Pereira (fundador) e há 21 anos conta com o Gláucio José Gomes para manter vivo o ideal.
Muitas ideias surgem e logo desaparecem, mas esse grupo se mantém vivo desde 1970. É um trabalho que merece um estudo, até como tese de mestrado ou doutorado de sociologia.

As apresentações se iniciam invariavelmente às 21:30h com todos os membros reunidos para cantar SINFONIA DA MATA, poema de Adelino Moreira, veja a letra:
Sinfonia Da Mata - Adelino Moreira
Tenho a viola, que retiro da parede/ Quando é noitinha, para pontear Tenho a gaiola, meu canário e uma rede/ Sempre esticadinha, pra meu bem sonhar./ Quando a lua vem surgindo, cor de prata/ Ilumina meu pedaço de torrão/ Meu ranchinho, aqui no seio da mata/ Não precisa, nem que acenda lampião./ Sinfonia do riacho e da cascata/ Minha viola, completa a orquestração.

Atuo em movimentos associativos desde 1959, ininterruptamente, autor do livro ‘LIDERANÇA, CHEFIA E COMANDO”, publicado pela AMAZON como e-book, 





Nenhum comentário:

Postar um comentário