quinta-feira, 9 de junho de 2016

O BRASIL NÃO PRECISA DE HERÓIS; INFELIZ A TERRA QUE PRECISA DE HERÓIS



INFELIZ A TERRA QUE PRECISA DE HERÓIS

Fonte: livro A PROCURA DO DESTINO de autoria de Theodiano Bastos, publicado pela AMAZON: https://www.amazon.com.br/dp/B01GCWLGFM
Segundo Thomas Carlyle, o verdadeiro herói é o homem de princípios. Sua força está na intuição, na sinceridade e na coragem e essas virtudes são complementares e inseparáveis do caráter heróico. Sua revolta, quando vitoriosa traz benefícios: caso contrário, até mesmo os pequenos líderes são capazes de derrubá-los.
                    CASO GALILEU GALILEI
1633, 22 DE JUNHO. Galileu Galilei é prisioneiro da Inquisição para negar a doutrina do movimento da Terra. Seus mais fiéis discípulos estão reunidos e acreditam que apesar das torturas que está sofrendo, mestre Galileu resistirá e não negará nada do que lhes ensinou.
Andréia, seu mais fiel discípulo, diz em voz alta para seus companheiros: “A Lua é uma terra e não tem luz própria. Assim também Venus, que não tem luz própria, e é como a terra e gira em torno do Sol. E há quatro luas girando em torno de Júpiter, que estão na altura das estrelas fixas e não está fixado em esfera alguma. E o Sol é o centro do mundo imóvel, e a Terra não é centro e nem é imóvel. E foi Galileu quem nos ensinou”.
Mas o sino de São Marcos bate anunciando que a Inquisição venceu. Ouve-se a voz do arauto que lê nas ruas a retratação de Galileu.
 “Eu Galileu Galilei, professor de Matemática e Física da Universidade de Florença, abjuro o que ensinei: que o Sol seja o centro do mundo imóvel em seu lugar e que a Terra não seja o centro  nem imóvel. De coração sincero e fé não – fingida, eu abjuro, detesto e maldigo todos estes enganos e estas heresias, assim como quaisquer outros enganos e pensamentos contrários à Santa Igreja”.
Andréia: “Infeliz da terra que não tem heróis.
Galileu entra na sala, inteiramente mudado pelo processo. Quase irreconhecível pelas torturas a que foi submetido. Ouviu a frase de Andréia. Pára à porta, por alguns instantes, à espera de uma saudação. Como ela não vem, pois os discípulos  recuam diante dele, Andréia desabafa:
— Esponja de vinho! Comedor de lesmas! Salvou a sua pele bem minada? Infeliz a terra que não tem heróis.
Galileu, calmo responde: — Não, infeliz a terra que precisa de heróios.
1633 a 1642 – Galileu Galileu vive numa casa de campo nas proximidades de Florença, prisioneiro da Inquisição até a morte.
Seu discípulo Andréia, não mais suportando a repressão da Inquisição resolve fugir para a Holanda. Sob o peso do remorso, vai visitar seu mestre que sabe estar quase cego e que é a filha Virgínia quem escreve alguma coisa para ele, apesar da vigilância do monge que nunca confiou em Galileu e o considerava uma “velha raposa astuta” e que a retratação dele não foi sincera.
Andréia entra na sala e depois de abraçá-lo efusivamente diz: Fabrício em Amsterdan na Holanda, manda saber como o senhor tem passado. Galileu: “eu estou bem. Eu terminei os “Discorsi”.
Andréia: “O quê?”  
— Os diálogos sobre duas ciências nova: a mecânica e a queda dos corpos. — Aqui?
Galileu com toda a calma diz:
— A cópia está escondida no globo. Se você estiver pensando em levá-la para a Holanda a responsabilidade e toda sua. Nesse caso você teria comprado de alguém que tem acesso ao original que está em poder do Santo Ofício.
Andréia vai até o globo tira dentro dele e lê. Os “Discursi”!
— Isso muda tudo, tudo. Galileu sempre calmo:
— É?
Andréia não se contém e desabafa:
— O senhor escondeu a verdade. Ludibriou os inimigos. Também no campo da ética o senhor estava séculos adiante de nós. Como o homem de rua, nós dizíamos: ele vai morrer, mas ele não renega jamais.
O senhor voltou e diz:
— Eu reneguei mas vou viver. Nós dizíamos: As mãos dele estão sujas. O senhor dizia melhor sujas do que vazias.
Galileu se levanta para se despedir de Andréia e responde:
 Melhor sujas que vazias. Taí, esta frase podia ser minha. Ciência nova, ética nova.
NOTA: Artigo inspirado na peça de Bertolt Brecht “A Vida de Galileu”   

2 comentários:

  1. Sou fã incontestável do Galileu.
    Ele muito sofreu pela grande ignorância dos representantes de nossa Igreja. Ao longo do tempo tanto algumas barbaridades foram praticadas por representantes de algumas Igrejas ! E isso é incompreensível......
    Therezinha Freire de Souza, Curitiba/PR, por e-mail

    ResponderExcluir
  2. Muito bom registro.
    Pena que nossos heróis, desde a Inconfidência, tiveram outro fim. Rubens Pontes, Serra/ES, por e-mail

    ResponderExcluir