sexta-feira, 20 de novembro de 2015

URNA ELETRÔNICA É CONFIÁVEL?



URNA ELETRÔNICA PELO MUNDO

Como o Congresso derrubou o veto da presidente, o Brasil volta a ter o voto eletrônico e impresso para possibilitar a recontagem. Veja a reportagem do Estadão que segue:

“O Brasil foi pioneiro no uso de urnas eletrônicas, em 2000, mas mantém até hoje o mesmo tipo de equipamento. Hoje, há três gerações de urnas pelo mundo e até voto pelo celular.
PRIMEIRA GERAÇÃO
Criado em 1991, o equipamento usado no Brasil desde 1996 é do modelo DRE (Direct Record Electronic). A urna conta os votos eletronicamente, o que torna a apuração rápida, mas não permite verificação pelo eleitor nem recontagem dos sufrágios, por não haver versão impressa do voto. A Índia desistiu desse sistema, e com isso o Brasil é o único país a usar esse modelo.
SEGUNDA GERAÇÃO
A maioria dos países que usam urna eletrônica adota o modelo que emite comprovante de papel, conhecido como 2ª geração. Isso permite ao eleitor checar os candidatos escolhidos antes de confirmar o voto. O papel fica na seção eleitoral. É o modelo de países como, EUA, Bélgica e Venezuela.

TERCEIRA GERAÇÃO
As urnas de 3ª geração têm tela sensível ao toque, impressora e um gravador e leitor de chips. Cada voto é registrado em uma cédula de papel, que contém um chip de radiofrequência. O leitor óptico verifica se o dado gravado no chip coincide com o do voto impresso. Em caso positivo, o eleitor  insere a cédula em uma urna comum. Argentina, Equador e Israel escolheram esse modelo.

 INTERNET
A Estônia foi o primeiro país a criar um sistema de votação pela internet. O governo testou o sistema nas eleições regionais de 2005 e, dois anos depois, o modelo foi usado nas eleições nacionais.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário