quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CHILE NUNCA MAIS; MALTRATA IDOSOS NO AEROPORTO DE SANTIAGO




CHILE, NUNCA MAIS: MALTRATA E HUMILHA IDOSA BRASILEIRA DE 75 ANOS NO AEROPORTO DE SANTIAGO

Após viajar aos Estados Unidos, Inglaterra, Israel,  Alemanha, França, Áustria, Espanha, Itália, República Checa, Portugal, Eslováquia, Grécia e países da América Latina, onde sempre fomos bem tratados,  tive a infeliz ideia de conhecer o Chile, onde fomos tratados no Aeroporto de Santiago como bandidos. Vejam o que fizeram conosco, um casal de idosos por causa de maçã para dieta da esposa:

14/02/15
Caro / Sir / a: Theodiano Conceição da Silva Bastos:


O Gabinete do Presidente da República, é dirigida para informá-lo que está anexado a este e-mail, uma resposta para sua apresentação.
Se você gostaria de se comunicar novamente com o Presidente da República, você pode fazê-lo através do site http://www.gob.cl/escribenos/ , ou pelo correio, enviando uma
carta ao Presidente da República, Sra Michelle Bachelet, o Palacio de la Moneda, localizado na Calle Moneda s / n.


Seu Atte.

Bureau of Management e Correspondência
Presidência da República

Por favor, não responda este e-mail
THEODIANO CONCEICAO DA SILVA BASTOS
PRESENTE
Estimado señor Da Silva:
Junto con saludarle, acusamos recibo de la carta que hiciera llegar a S.E. la Presidenta de la República, señora Michelle Bachelet Jeria, donde se refiere a la situación que afectara a la señora Maria Do Carmo Freire Bastos, en el Aeropuerto de Santiago de Chile.
En primer lugar, le pedimos disculpas por la tardanza en atender su presentación: el Gabinete Presidencial se encuentra trabajando para dar una pronta respuesta a toda la correspondencia ciudadana.
Respecto de la situación planteada, le informamos que se han expuesto los antecedentes ante el al Gabinete del señor Subsecretario de Agricultura, quienes evaluarán y atenderán su caso en el marco de sus facultades y competencias.

Cordialmente,                                                               PAULINA MARAGAÑO G.                                                      Dirección de Gestión y Correspondencia INPR2015- 11600 PMG/PML/KNV

                           ********************
Na madrugada de 26/09/14, no Aeroporto de Santiago, ao chegar pela LAN vindo de Guarulhos, minha esposa foi vítima de desrespeito, maltratos e humilhações, tratada como criminosa por Doris Ramirez, da Inspetoria Serviço Agricola Y Ganadero – SAG, por causa de maça para uso em dieta alimentar.

Doris Ramirez, inspetora SAG, agitadíssima e gritando, com a sacola com a maçã, dirigi-se a minha esposa, uma vovozinha brasileira de 75 anos, mãe de dois casais e avó de sete netos, (quatro netos e três netas), minha companheira de vida há 53 anos. Veja no Google o texto: BODAS DE OURO e o Segredo do Casamento.

Com o dedo indicador em riste Doris: — QUAL É O SEU NOME? SEU NOME!; MOSTRE SEU DOCUMENTO!, MOSTRE SEU DOCUMENTO!. Informo que sou eu e não ela quem carregava a sacola com a maça e ela aos gritos: — NÃO, ERA ELA; ERA ELA...

Pega a carteira de identidade, sempre muito agitada, e logo volta com a C.I. e a fotocópia e com o dedo indicador em riste, já trazendo a “Acta de denuncia y Citación”: — ASSINE AQUI!

Minhas esposa atônita: — será que acham que a maçã está recheada de explosivo?

O salão estava lotado e muitos estavam em pé, inclusive o signatário desta, um idoso com 78 anos, quando um policial à paisana entra com cachorro farejando todos os presentes

Minha esposa pega o terço e começa a orar, abaixa a cabeça e a põe entre as mãos. Como é hipertensa, temi que tivesse um infarto ou um AVC. Saio para avisar meu filho Teodiano que estava do lado de fora junto com o motorista do taxi que nos levaria para Viña Del Mar e aviso o que está acontecendo e peço que compre água. Ao tentar voltar com a água fui impedido de retornar e ficar ao lado da esposa, pois o guarda informou que ao ter saído não poderia mais retornar. Argumento muito e nada consigo e assim fiquei por mais de 30 minutos, sempre apelando e sem conseguir. Quando a porta se abre peço ao passageiro que saia que entregasse a água para a esposa. UM HORROR!!! O vexame durou cerca de duas horas e só chegamos a Viña Del Mar às 03h: 30m da madrugada.

Só depois de muito apelar por mais de meia hora, deixaram-me entrar para ficar ao lado da esposa.

Formulário “BIENVENIDO/A A CHILE – DECLARACIÕN JURADA. No final consta: Fecha dia, mês año e firma, MAS NÃO CONSTA NENHUMA INDICAÇÃO DE QUE SE DEVEM VER AS INSTRUCIONES NO VERSO, COM LETRAS BEM PEQUENAS. E É AÍ QUE ESTÁ A CILADA!!!

Diferente de todos os países que se conhece, A Polícia Federal do Brasil, de padrão internacional não é lavada em consideração e todas as bagagens têm de passar novamente pelos Raios-X.

Também diferente de todos os países que se conhece, além do carimbo de entrada no passaporte, também tem de se preencher um formulário para a Polícia em duas vias. Uma fica retida e a outra, com carimbo de entrada têm ser mostrada na saída para que o carimbo de saída seja postado no passaporte.

Por que não adotar o modelo da União Européia, do Brasil e de outros países?

O Chile é um belo país, de povo acolhedor e amigo do Brasil, rico em belezas naturais, de Gabriela Mistral, Pablo Neruda, Violeta Parra e Salvador Allende e se deparou com um aparato da tenebrosa era de Augusto Pinochet, (de triste memória), o ditador mais cruel no extermínio da oposição no Chile.

AEROPORTO DE SANTIAGO, MEDO E HUMILHAÇÕES NA MADRUGADA DO DIA 26/10/14

Minha esposa, vovozinha de 75 anos, mãe de dois casais e de sete netos, sendo quatro netos e três netas, é humilhada, maltratada e tratada como criminosa na frente de seu marido Theodiano Conceição da Silva Bastos, 78 anos, escritor, presidente do CEPA – Círculo de Estudo, Pensamento e Ação, entidade que atua há 12 anos em parceria com a UFES – Universidade do Espírito Santo (www.cepa.ufes.br) e autor do blog “O PERISCÓPIO”: theodianobastos.blogspot.com, com quem é casada há 53 anos.
Esse triste episódio ocorrido às 0,30h já do dia 26/10/14, denigre a imagem do Chile democrático, porquanto foi perpetrado contra uma idosa, fragilizada pela idade e por uma longa viagem iniciada em Vitória-Es, praticado por uma mulher contra outra mulher idosa, e tudo por causa de maça para uso pessoal, recomendação médica.
Não se conhece nenhuma pesquisa que comprove haver risco para o meio ambiente de um país se uma pessoa ingere uma fruta evacuada no dia seguinte. Isso é uma lenda, fruto de alguma mente doentia, de algum “eco louco”
A VISTA DOS FATOS, CLAMANDO POR JUSTIÇA,                                                               APRESENTA OS SEGUINTES PLEITOS:

     1 Que D. RAMIREZ, da Inspetoria Serviço Agricola Y Ganadero – SAG, no aeroporto de Santiago, seja punida por abuso de poder e tratamento desrespeitoso e humilhante para com uma idosa de 75 anos e por ter falsificado a ocorrência, ao fazer constar na “Acta de Denuncio Y Citação” que era a minha esposa quem portava as maçãs em sua bolsa, quando na verdade quem portava as maças era o signatário desta em um sacola plástica de uma loja comercial de Vitória-ES Brasil, onde também estavam os remédios do casal e barras de cereais.

2 Que sejam revistos o Decreto Ley nº 3557 de 1980, El DFLRRA nº 16 de 1963, bem como a La Ley nº 18.755, citadas no processo.
3 Que a exemplo dos aeroportos de quase todo mundo, as frutas encontradas com os passageiros seja descartadas sem abertura de processo e que seja todo o aparato do Serviço Agricola y Ganadero existente no aeroporto seja substituído por uma LIXEIRA para descarte das frutas.
4 Que a servidora D. RAMIREZ, seja submetida a um exame de sanidade mental, porquanto seu comportamento foi patológico, de quem tem sério problemas de relacionamento com a própria mãe, daí transferir todo seu ressentimento contra uma mulher idosa e talvez por ser complexissada por ser baixinha. Ela precisa ser afastada de suas funções no aeroporto de Santiago, porta de entrada de um pais civilizado e hospitaleiro como o é o Chile, país amigo do Brasil do qual é parceiro do Mercosul. 
5 – Que seja revisto o conteúdo do formulário “BIENVENIDO/A A CHILE – Declaración jurada, onde não consta na parte de baixo deste documento de que existem as instruções no verso e com letrinhas bem miúdas.
E que episódio como esse não prospere no Aeroporto de Santiago, e que haja tratamento respeitoso e diferenciado com pessoas idosas, como é o caso do que aconteceu com uma respeitável mãe de família, idosa de 75 anos, maltratada, humilhada e tratada como criminosa por DORIS RAMIREZ, da Inspetoria Serviço Agricola Y Ganadero – SAG, no aeroporto de Santiago. E para completar, ao liberarem minha esposa disse para mim: — Ela está livre, mas o nome dela está no sistema. Se ela retornar ao Chile e cometer a mesma infração, haverá punição. Ao que respondi: CHILE NUNCA MAIS!
A denúncia foi encaminha por e-mail para: Michelle  Bachelet, presidenta do Chile; Isabel Allende, presidente do Senado, Jornal EL MERCURIO, Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Embaixada do Brasil  e Consulado – Geral do Brasil em Santiago.
A brutalidade impiedosa, às 2 horas da madrugada do dia 26/09/14 contra uma idosa brasileira de 75 anos no aeroporto de Santiago, denigre a imagem do Chile como país hospitaleiro e civilizado.
                     ******************
O Consulado Geral do Brasil em Santiago responde:

08/10/14 Assistencia brasileiros <setorviagem@gmail.com>


https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif



Prezado Sr. Theodiano Bastos,

Sentimos muito o mal momento vivido pela sua esposa e pelo señor.
Acuso recibimento do seu email e estaremos verificando as medidas cabivéis ao caso.

Cordialmente,

Consulado Geral do Brasil em Santiago

Um comentário:

  1. olyrio izoton
    Diz Olyrio Izoton, por e-mail:
    Theodiano, bom dia!
    No seu blog, sobre o problema em Santiago do Chile, lamento o
    incidente. Ainda bem que você já tomou as providências cabíveis.
    Falta às pessoas o espírito cristão, a acolhida, sintetizando, o amor.
    Só uma observação: Hoje é dia 09 de outubro, 5ª feira e ainda não
    chegamos ao dia 26 de outubro de 2014 como você narra nesse epi-
    sódio. Provavelmente você está preocupado com essa data e a colo-
    cou no seu desabafo algo ligado ao 2º turno das eleições. Reveja isto
    e verás que houve um equívoco de data e viagem nesse acontecimen-
    to. Abç Olyrio

    ResponderExcluir